O que é GDS?
GDS é um método de tratamento fisioterápico de cadeias musculares criado e desenvolvido nas décadas de 60 e 70 pela fisioterapeuta e osteopata belga Godelieve Denys Struyf.
Este método atua de forma global e integrativa, atuando tanto no físico quanto no comportamento do indivíduo, buscando sempre a boa organização corporal.
Segundo o método GDS, possuímos 6 cadeias musculares. Cada uma relacionada a um determinado tipo psicocomportamental.
Se por algum motivo nos excedemos nesse âmbito, é gerada uma tensão mecânica corporal gravada aprisionando o indivíduo em determinada postura e dificultando sua adaptabilidade ao meio, tornando-se fonte de dor e sofrimento.
Da mesma forma que o corpo se desorganiza do comportamental para o físico, o contrário também é verdadeiro.
E é aí que o GDS atua.
Como uma ferramenta fisioterápica, o GDS atua na liberação das tensões das cadeias musculares e no aprendizado do gesto correto, organizando o corpo mecanicamente e isso se transborda no psíquico.
O tratamento é individual, com análise do histórico do paciente, avaliação detalhada da postura em todos os planos para se identificar as marcas tipológicas das cadeias tensionadas.
A partir daí, o fisioterapeuta define qual cadeia liberar e qual estimular, para a promoção da boa organização corporal e alívio dos sintomas.
Gostaria de iniciar um tratamento?
Agende um atendimento pelo Whatsapp: